segunda-feira, 18 de novembro de 2013

De Gaulle tinha razão.




Ainda lembro das reações de inconformismo com a frase que o Presidente De Gaulle teria dito numa visita ao Brasil. Na verdade não foi ele quem a disse. Mas, se meus caros leitores quiserem detalhes, basta GOOGLAR.

O que eu quero e refletir sobre essa pantomima que está sendo o Julgamento do tal Mensalão, com a consequente prisão dos delinquentes. Não passa de uma CATARSE usada e abusada nas novelas com as quais a TV mesmeriza o público durante meses a fio.

Um conjunto de fatores fez com que os “roteiristas” da política nacional usassem esse estratagema para “acalmar” os ânimos do inconformismo gerado ao longo desse tempo com o assunto “mensalão”.

Por menos óbvio que possa parecer, essa solução foi decidida nas coxias do teatro de operações. Claro  que ninguém acreditaria se um dia a verdade viesse á tona. Façam uma analogia com a Morte de Kennedy e com a queda das Torres Gêmeas. Ninguém jamais saberá de toda a verdade, embora ela tenha sido testemunhada pelos habitantes do planeta inteiro.

O nosso caso é bem mais prosaico: Um finalmente deveria ser dado ao assunto, tendo em vista as ondas  incessantes dos protestos de junho. Mandar meia dúzia de valentes para a Cadeia é equivalente à catarse que as vítimas das maldades dos vilões de novelas aplicam. De repente, um vilão que jamais perderá sua pose, toma o maior pau. Os espectadores ficam felizes por um tempo. Mas...ao contrário, ai é que “o cara” cresce. A possibilidade de vingança aumenta a audiência.

Aqui, estaremos “atentos” ao desenrolar dessas prisões de araque. Neste instante leio que os três heróis foram beneficiados com uma prisão semi aberta. E não tarda a irem pra casa “aguardar” novas fases de um julgamento que nunca terminará. Pra terminar mesmo, o dinheiro desviado deveria ser devolvido aos legítimos donos que somos nós, né ?
Pois é, caríssimos. Mesmo que De Gaulle não a tenha dito, a frase tem validade permanente: - O Brasil não é um País sério.