quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

QUANDO TRABALHAR É CRIME ?



Existem pessoas que acreditam piamente em OBEDIENCIA CEGA ÀS LEIS DO PAÍS ONDE VIVEM. Essas são as felizes cumpridoras dos deveres que permitem que seres humanos possam viver em aglomerados sem sem esfaquearem mutuamente.

Mas - sempre o maledeto “Mas” -  uma pequena minoria acredita que deve ignorar as mesmas leis, desde que impeçam de agir em causa própria, ou em beneficio de seus interesses particulares. Estimulam a ANARQUIA, mesmo que tenham muita razão de agirem fora das leis.

Eu, particularmente, não acredito que uma legislação, por mais perfeita e completa que seja, atenda interesse de todos, ao mesmo tempo.

PORTO SEGURO, assim como a quase totalidade dos Municípios Brasileiros, está sujeito a leis que não atendem o interesse de toda a população.

Sem delongas, o caso presente é a luta entre os serviços públicos prestados por empresas particulares aos munícipes, tipo: TRANSPORTE, SAÚDE, SANEAMENTO BÁSICO, MORADIA E ETCÉTERA E TAL.

Um caos se instala cada vez que algum grupo se considere prejudicado pelas leis constitucionais.  OS TAXISTAS resolvem paralisar a cidade e o fazem sem sequer se preocupar com o mais comezinho DIREITO INALIENÁVEL DE TODOS QUE É O DE IR E VIR pra onde e quando lhe aprouver.

Como nada acontece para punir esse crime, logo outra categoria se arvora ao direito de fazer o mesmo. E que se danem os demais cidadãos que ficam aprisionados desses CRIMINOSOS sem ao menos saberem o porquê.
Solução para isso existe: Chama-se bom senso. Mas parece que está em falta nas prateleiras da civilidade.


UMA PEQUENA IDEIA APENAS PARA ILUSTRAR A TESE
 DE QUE NÃO SE DEVE AGIR AÇODADAMENTE:


  • As autoridades podem e devem fiscalizar os veículos que trafegam pelas ruas e estradas do município .
  • ·        Que se multe quem estiver com o veiculo em mau estado e que possa concorrer com acidentes.
  • ·        Que se multe o condutor que não estiver devidamente habilitado para trafegar.
  • ·        Que se anote, num prontuário, a suspeita de que o veiculo esteja sendo usado para fins indevidos.
  • ·        Mas não se apreenda E NEM SE PRENDA quem estiver sob suspeita de estar trabalhando, legal ou ilegalmente.

Pronto !!! Nada de mal vai acontecer se essas pequenas providências forem tomadas pelas autoridades responsáveis pela lei e pela ordem.  O fato de certos veículos estarem conduzindo quatro passageiros, além do motorista, não é, necessariamente um veiculo perigoso ou seu condutor um criminoso. Poderia estar simplesmente dando uma carona a amigos ou coisa semelhante. Nenhuma empresa ficará mais pobre se os maus prestadores de serviço sofrerem essa pequena concorrência.


Afinal, somos ou não somos livres para empreender neste País Democrático, mas cujas leis não estão atendendo a todos, ao mesmo tempo ?