sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O XIZ BURGUER É PECADO.


Nos dias de hoje encontramos tanta gente obesa que deveria ser objeto de uma investigação científica. Mas, como a Ciência em geral, trabalha sob ordens e desejos da indústria, fica fácil deduzir que tal conhecimento não interessa a ninguém do “alto comando”.

Testando os conhecimentos generalizados e caóticos que fui adquirindo ao longo da vida, posso afirmar que  - EU SEI OS MOTIVOS DE EXISTIREM MAIS PESSOAS QUE MORREM POR CAUSA DA COMIDA QUE POR FALTA DELA. 

Claro que meus conhecimentos são se um Empirismo tão amador que fico até com pena deles.  Mesmo assim não desisto de afirmar que OBESIDADE É FRUTO DE UMA DESOBEDIÊNCIA DAS LEIS MOSAICAS.

Minha vivencia num dos Bairros mais Cosmopolitas de São Paulo me fizeram aprender que cada povo traz seus usos e costumes quando são obrigados a mudar de país. E as tradições incluem o alimentar-se. Em geral, em pouco tempo, se adéquam aos novos alimentos disponíveis, pois não é possível manterem a tradição, a não ser em ocasiões especiais, como festas religiosas e de efemérides dos países de origem.
Mas um dos povos que convivem nesse bairro mantém as tradições quase que originais, são os Judeus Ortodoxos. Minha curiosidade nasceu quando eles descobri que eles mantém duas cozinhas em casa. Uma para carnes e derivados e outra para o leite e derivados. Por qual motivo ? Simples: eles procuram seguir as Leis da Torá, ou Leis Mosaicas. Para que eu as pudesse entender mais facilmente me indicaram a leitura de Os 613 mandamentos” ou 613 mitzvot, onde tudo se esclarece. Embora muitas delas não façam mais sentidos nos dias de hoje, por se tratarem de leis mais adequadas ao mundo agrícola, tem uma lógica tão impressionante que até deveriam ser pesquisadas com mais cuidado.

Um desses preceitos proíbe, terminantemente, a mistura de carne com queijo. Hoje qualquer pesquisador na área da Nutrologia SABE QUE QUEIJO E CARNE SÃO ABSORVIDOS PLO ORGANISMO EM TEMPOS DIFERENTES.  As enzimas de um não são as enzimas do outro. Portanto, um dos dois produtos apodrecerá  e será “guardado” para mais tarde, quando faltar alimento. Mas a vida moderna não nos dá tempo de “faltar alimentos”. Estamos sempre comendo, e com muita fome, pois alimentar-se atende necessidades psico bio físicas do todo, chamado organismo humano.

Tem muita coisa nesse quesito, mas minha fome agora me impede de continuar digitando. Tenho que preparar um bom lanchinho pra matar esse meu desejo incontido de COMER.

Quem sabe numa próxima eu fale sobre alimentos falsos produzidos pela indústria que mais cresce no planeta.

Existem 365 mandamentos negativos, correspondendo ao número de dias no ano solar, que é como se cada dia dissesse à pessoa "Não cometa uma transgressão hoje" e 248 mandamentos positivos, relacionado ao número de ossos ou órgãos importantes no corpo humano, isto é, como se cada membro dissesse à pessoa: "Cumpra um preceito comigo". Apesar de que o número 613 é mencionado no Talmude, sua significância real cresceu na literatura rabínica medieval tardia, incluindo muitos trabalhos listados ou arranjados pelas mitzvot.