A MÍDIA AMARELA
Antigamente conhecida apenas como “IMPRENSA” mudou de patamar com o advento de outros sistemas de divulgação. O ALTO-FALANTE, de alcance restrito, evoluiu para o RÁDIO. Este, por sua vez, passou a mostrar imagens e se transformou em TELEVISÃO. (Tele = longe, e visão é visão mesmo).
Pois com a magia da INTERNET logo os comunicadores descobriram um modo mais rápido e fácil de divulgar as notícias. Enfim, não pretendo historiar essa evolução. Qualquer mentecapto mais atento consegue entender, per si só, esse caminho percorrido.
Apesar desses avanços todos, nada de substancial mudou nesse mundo. Os Jornalistas, Repórteres e o restante dos profissionais que militam na área, são exatamente os mesmos. E com os mesmos propósitos, desde que Gutenberg lhes facilitou a vida.
Então a mídia continua assim:
- MÍDIA CHAPA BRANCA - a que divulga apenas o que os donos do poder querem
- MÍDIA MARROM – divulga apenas fofocas, suspeitas maledicências, principalmente sobre aqueles que o dono do veiculo se considere credor ou inimigo. Em geral usam a tática de atacar para obrigar o atacado a sentar para um “acordo” sobre Toddynhos.
- MÍDIA NÃO FEDE NEM CHEIRA. – fala sobre tudo que é superficialidades, numa clara da falta de teor “jornalístico” que viceja na redação. Aprendeu a fazer uso do CRTL + C e do CTRL +V, para demonstrar que está por dentro dos assuntos da hora.
- E, finalmente, temos a MIDIA AMARELA - Aquela que tem as informações sobre assuntos relevantes, mas não os publica com medo de represálias da parte do noticiável da vez.
E, com isso, O QUARTO PODER, por lhe faltar consciência sobre si mesmo, recusa o posto que lhe cabe de verdade: o PRIMEIRO PODER ABSOLUTO.
Não concorda comigo? Ki peninha!!!
