domingo, 11 de maio de 2014

AS NOTICIAS VIRARAM CIRCO

Imagem de Internet

Panem et circenses [ludos] é a forma acusativa da expressão latina panis et circenses [ludi], que significa "pão e jogos circenses", mais popularmente citada como pão e circo. Esta foi uma política criada pelos antigos romanos, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.
Em uma visão mais tradicional, a expressão serviu para expressar que os romanos viviam em meio a espetáculos sangrentos, como os combates entre gladiadores, que eram promovidos nos anfiteatros para divertir a população; além disso, pão era distribuído gratuitamente para a população. A produção historiográfica mais recente tem relativizado esta visão tradicional1 .
O custo desta política foi enorme, causando elevação de impostos e sufocando a economia do Império2 .
A frase teria sua origem nas Sátiras de Juvenal, mais precisamente na décima (Sátira X, 77–81):
… iam pridem, ex quo suffragia nulli uendimus, effudit curas; nam qui dabat olim imperium, fasces, legiones, omnia, nunc se continet atque duas tantum res anxius optat, panem et circenses.
O texto acima foi copiado na WIKIPÉDIA e evita que eu, preguiçoso como sempre, tivesse que digitar algo semelhante.

Mas hoje temos algo mais complexo e eficaz para "distrair" o populaccio. Manter o eleitor quieto, até que faça sua parte nas urnas, é uma tarefa delegada a especialistas de alto coturno, os chamados MARKETEIROS POLÍTICOS. E estes estão se esmerando a olhos vistos. Muitos se tornaram especializados em segmentos da população. Aqueles que atuam no CIRCO propriamente dito, já não fazem mais verão. São identificados rapidamente e perdem um pouco o efeito do trabalho realizado. Alguns se especializaram em criar factóides, nem sempre identificados rapidamente pelos atingidos, e, mesmo desmentidos depois, essas "notícias" fazem o efeito desejado: inocularam alguma informação na cachola de outros "formadores de opinião".

Mas, os mais eficientes e eficazes Marketeiros da nova era são aqueles que usam notícias reais para causar. Conseguiram se infiltrar em todas as formas de Mídia e usam e abusam das tragédias sociais para manter o terrorismo em dia. Assim como os antigos embates sangrentos nas Arenas, o noticiário "realidade" mantém a platéia ligada, com os nervos à flor da pele, achando que o sangue, ou a violência, poderá saltar da telinha para dentro da sua sala de visitas.

Claro que essas técnicas não são novas. Apenas estão sendo aperfeiçoadas e usadas pelos grupos que buscam o Poder de Governar a qualquer preço. No caso Brasileiro, não é estranho que as verbas de Publicidade é maior que verbas que, se usadas corretamente, seriam fator importante de diminuição da ignorância e da miséria, que é efeito dessa Técnica de Controle Social.